Faça seu orçamento

BLOG

O que são as entradas e saídas, receitas e despesas em um fluxo de caixa

Engana-se redondamente quem acha que Receitas estão relacionadas às Entradas e Despesas às Saídas. Parecem termos semelhantes e induzem ao erro mesmo, não é?

Mais uma vez o termo DEPENDE aparece. Ah, essa Contabilidade que veio para confundir! Calma que a gente está aqui para esclarecer.

Vamos lá… Primeiramente, a receita é gerada pela venda de serviços e produtos, mas também tem outras fontes. Já as despesas são os gastos que a empresa deve fazer para se manter funcionando.

Não confunda receita e entrada

Um bom exemplo de que nem toda entrada é receita são os empréstimos. Imagine que sua empresa pegou um empréstimo no banco para investir na empresa ou para gastos em outras coisas. O caixa vai receber uma grande quantia de dinheiro, mas esse capital terá de ser pago em parcelas e com juros.

Esse dinheiro sairá e não poderá ser usado lá na frente na apuração dos resultados. Olha aí uma entrada que só influenciará nas contas do fluxo de caixa e não contribuirá para aumentar o patrimônio da empresa. Ficou claro?

Despesa não é saída?

Despesa é PARTE das saídas, mas não é tudo!
As saídas de capital podem se dividir em despesa, investimento e custo.
Se você compra um carro para fazer entregas, você está aumentando o ativo da empresa – é um investimento. Já a gasolina e o dinheiro com mecânica serão despesas.

Já que mencionamos a questão do custo, ele é representado pelas saídas relacionadas DIRETAMENTE à produção: matéria-prima, salários da mão de obra, dentre outros.
É bom separar bem direitinho, para ver se o produto feito ou serviço de sua empresa está realmente valendo à pena e dando sua contribuição.

Receita e despesa são conceitos essenciais na apuração de resultados. Lembre-se que receita – despesa = lucro ou prejuízo.

Outras notícias que você pode se interessar

hello world

hello world

hello world!!!

+ LEIA MAIS
RELP – Novo parcelamento de débitos do Simples Nacional

RELP – Novo parcelamento de débitos do Simples Nacional

Agora as empresas do Simples Nacional podem renegociar suas dívidas até dia 31 de maio. A Receita Federal anunciou a

+ LEIA MAIS
Anexo V, Fator R e como é calculado o imposto no Simples Nacional

Anexo V, Fator R e como é calculado o imposto no Simples Nacional

Empresas pagam impostos. Fato! Quem não paga? Sabe como esses impostos são calculados? A gente vai tentar te explicar neste

+ LEIA MAIS