Faça seu orçamento

BLOG

Como fazer um plano de negócios

Siga o passo a passo que elaboramos para mostrar a você como fazer um plano de negócios básico.

SUMÁRIO EXECUTIVO

O sumário executivo de um plano de negócios é a primeira seção do documento. Como o próprio nome indica, ele é um sumário, um resumo do plano de negócios. Nele, é apresentado um panorama geral dos principais pontos que serão desenvolvidos com mais detalhes nos tópicos seguintes. Você deve apontar a proposta do negócio, seus principais produtos e/ou serviços, os principais clientes, a localização, o investimento inicial, a projeção de faturamento e lucratividade, e a expectativa de tempo para recuperar o capital investido. Só deve ser elaborado depois que o restante do plano estiver pronto.

 

ANÁLISE DE MERCADO

No passo a passo de como fazer um plano de negócios, não pode faltar a análise de mercado. Afinal, é nessa seção que você vai planejar como sua empresa vai se relacionar com outros “personagens” dessa história: os clientes, os concorrentes e os fornecedores. Já estudamos o mercado, lembra? Então você tem essas respostas na ponta da língua.

– Clientes: Procure entender quem são seus clientes. Comece identificando suas características gerais, como faixa etária, gênero, escolaridade, faixa de renda. Isso vale, também, se os seus clientes forem pessoas jurídicas: você precisa saber em que ramo atuam, qual é seu porte, qual é sua localização. Além dessas características gerais, faça um mapeamento dos interesses e comportamentos dos clientes e dos fatores que são decisivos para que eles decidam comprar. Nem todos os clientes escolhem com base no preço; muitos priorizam qualidade, marca, ou até mesmo prazo de entrega ou experiência de atendimento.

– Concorrência: Além dos clientes, outro personagem que você precisa conhecer bem são os concorrentes que seu negócio vai enfrentar ao abrir as portas. Você precisa entender como eles operam, para identificar pontos fracos e fortes. Os pontos fracos são oportunidades para sua empresa ganhar vantagem competitiva. Enquanto isso, os pontos fortes são lições a ser aprendidas, focando em como é possível reduzir a distância entre o seu negócio e os que já estão atuando no mercado.

– Fornecedores: Boas relações com fornecedores são um aspecto muito importante para o sucesso do negócio e, por isso, é indispensável fazer o mapeamento das empresas e dos prestadores de serviços que poderão atuar em parceria com seu negócio. Esse mapeamento ajudará a selecionar os fornecedores, levando em consideração não apenas o custo, mas a qualidade, a agilidade na entrega, a flexibilidade na negociação de condições de pagamento.

 

PLANO DE MARKETING

O plano de marketing não se resume a tratar de como o seu negócio será divulgado. Pelo contrário, ele é uma seção bem ampla do plano de negócios, que vai abordar os seguintes itens:

1 Descrição do portfólio de produtos e serviços que sua empresa vai oferecer

2 Precificação de cada item, levando em consideração custos, margem de lucro e, claro, a média dos preços praticados no mercado

3 Estratégias promocionais, isto é, as formas de divulgação para aquisição de novos clientes; também podem ser incluídas as estratégias para fidelização dos clientes ativos

4 Canais de distribuição, ou seja, os caminhos para fazer com que os produtos e serviços cheguem até os clientes

5 Localização do negócio e de pontos de venda

6 E até o escalonamento de seu produto ou serviço, se for o caso.

 

PLANO OPERACIONAL

O plano operacional é focado na organização dos setores da empresa, especialmente aqueles diretamente ligados com sua atividade principal, seja produção, comercialização ou prestação de serviços. Nesse planejamento, é importante identificar formas de aumentar a produtividade, além de reduzir desperdícios e retrabalho. Entre as questões que podem ser exploradas nessa seção, estão a distribuição espacial das áreas da empresa para promover melhor fluxo de trabalho; formalização dos processos centrais, etapa por etapa, buscando atingir maior eficiência e estimativa da capacidade produtiva e da necessidade de pessoal.

 

PLANO FINANCEIRO

O desenvolvimento do plano financeiro é um passo indispensável em como fazer um plano de negócios. Ele revela a viabilidade do negócio, demonstrando se o potencial de geração de receita e lucratividade é compatível com a estrutura de custos. Veja alguns dos pontos que precisam ser apresentados nessa seção:

1 Estimativa do investimento inicial total necessário para abrir as portas

2 Estimativa do capital de giro necessário para manter a empresa funcionando

3 Cálculo do custo unitário dos produtos ou serviços

4 Projeção de faturamento mensal

5 Projeção da lucratividade, levando em consideração a necessidade de reinvestimento.

 

ANÁLISE DE CENÁRIOS E AVALIAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS

Você não pode considerar seu plano de negócios completo sem uma análise de cenários. Em outras palavras, é preciso construir diferentes cenários – otimistas, pessimistas e prováveis – e considerar como seria o desempenho do seu negócio em cada um deles. Por exemplo, no plano financeiro, você tem uma projeção de faturamento mensal; esse é seu cenário provável. Mas o que aconteceria se as vendas ficassem 20% abaixo do esperado, em um cenário pessimista? E se elas ficassem 20% acima do esperado, em um cenário otimista? Trabalhando com essas variações, o plano de negócios será uma ferramenta ainda mais eficaz pois poderá usá-lo como uma referência na tomada de decisão, mesmo enfrentando cenários reais diferentes do idealizado.

Finalmente, a avaliação do plano de negócios consiste em olhar para o planejamento e ponderar se a ideia de negócios é viável e se vale a pena dar os próximos passos para concretizá-la.

Se sim, vá fundo! Estamos aqui para lhe auxiliar.

Outras notícias que você pode se interessar

Anexo V, Fator R e como é calculado o imposto no Simples Nacional

Anexo V, Fator R e como é calculado o imposto no Simples Nacional

Empresas pagam impostos. Fato! Quem não paga? Sabe como esses impostos são calculados? A gente vai tentar te explicar neste

+ LEIA MAIS
Imposto de Renda 2022

Imposto de Renda 2022

O período louco e insano do Imposto de Renda chegou e não queremos ver ninguém deixar para fazer a Declaração

+ LEIA MAIS
Quanto tempo deve guardar documentos de empresa?

Quanto tempo deve guardar documentos de empresa?

Se você é um daqueles que acha que depois que o ano passa, você poderá jogar fora aquela quantidade de

+ LEIA MAIS