BLOG
Muda ou acrescenta algum imposto?
Depende do tipo de regime e atividade cuja sua empresa foi registrada. Olha o DEPENDE, aí!
As empresas prestadoras de serviço que estiverem enquadradas no Simples Nacional, anexo IV, elas sofrem retenção de INSS. As demais já pagam sua cota patronal na guia emitida mensalmente, o DAS.
No caso do ISS, as empresas que devem pagar esse tributo são os contribuintes pessoa jurídica e os profissionais autônomos. Contudo, em alguns casos específicos, as prefeituras podem estipular a obrigatoriedade do recolhimento do tributo por parte do tomador do serviço.
Já o IRRF para as pessoas jurídicas, as alíquotas podem variar de 1% e 1,5%, dependendo da atividade desenvolvida pelo empreendimento.
E ainda, temos o RAT. Essa contribuição serve para financiar os valores previdenciários consequentes pela incidência de incapacidade laborativa. O RAT tem três variáveis de risco, sendo 1% para risco baixo, 2% para risco médio e 3% para risco alto, pagas sobre o total da remuneração.
Outras notícias que você pode se interessar
Anexo V, Fator R e como é calculado o imposto no Simples Nacional
Empresas pagam impostos. Fato! Quem não paga? Sabe como esses impostos são calculados? A gente vai tentar te explicar neste
+ LEIA MAISImposto de Renda 2022
O período louco e insano do Imposto de Renda chegou e não queremos ver ninguém deixar para fazer a Declaração
+ LEIA MAISQuanto tempo deve guardar documentos de empresa?
Se você é um daqueles que acha que depois que o ano passa, você poderá jogar fora aquela quantidade de
+ LEIA MAIS